Sejam bem-vindos !!!!!!!!

Este é um espaço destinado à interação, informações e dabates que visem o interesse do nosso curso. Todos podem e devem participar. De início, não faremos moderação por contarmos com a educação de nossa comunidade, mesmo que seja para fazer críticas ou debater fatos desagradáveis. Participe ! Dê suas impressões sobre os temas propostos, proponha temas, elogie, critique, sugira...A construção de um excelente curso é responsabilidade de todos nós.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Esclarecimentos sobre a Matrícula WEB - IMPORTANTE !!!!

O ´CONSEPE deliberou que o semestre 2011.1 iniciará em 21/02/2011.  O semestre de 2011.1 irá até 23/07/2011 e 2011.2 se iniciará em 15/08/2011 . As datas e etapas da matrícula WEB estão expressas em vermelho na postagem ao lado, mas vale lembrar alguns aspectos importantes:

a) Ter participado da fase da demanda não garante matrícula, apenas é um dos critérios de desempate no caso da demanda por vagas ser maior que a oferta;

b) Entre 03/02/2011 e 06/02/2011 o sistema estará aberto para que os estudantes façam PROPOSTA de matrícula. Através do portal do estudante será disponibilizado um elenco de disciplinas / turmas para que o aluno faça suas opções. Essa fase (Obrigatória) é chamada pela DAA (Divisão de Assuntos Acadêmicos / PROGRAD) de "Matrícula WEB", mas é apenas uma PROPOSTA. Essa etapa, ao contrário da Demanda, é OBRIGATÓRIA !

c) Após a etapa anterior, o sistema processará as propostas e abrirá novamente entre 14/02/2011 e 16/02/2011. Através do portal, o estudante terá acesso à fase chamada "Ajuste WEB". O sistema comparará a proposta feita pelo estudante, a oferta de disciplinas e, através dos critérios de prioridade, disponibilizará a matrícula nas disciplinas possíveis. Caso a proposta do sistema seja satisfatória, os estudantes devem CONFIRMAR a matrícula e imprimir a GUIA DE MATRÍCULA com a assinatura eletrônica. Neste caso, ele (ela) já está matriculado. 

É SÓ APOS O AJUSTE WEB QUE O ESTUDANTE PODE SE CONSIDERAR MATRICULADO

Se a proposta do sistema não for satisfatória ao estudante, este deve verificar outras disciplinas disponibilizadas no portal e adaptar sua matrícula às possibilidades oferecidas. Após isso, a matrícula deve ser confirmada e a guia impressa.  Esse é o "ajuste WEB".

d)O estudante que, mesmo após o "ajuste WEB", não conseguir uma matrícula satisfatória deve recorrer ao AJUSTE PRESENCIAL, que ocorrerá no Colegiado entre 21/02/2011 e 23/02/2011. Nesta etapa as adaptações possíveis serão feitas pelo Colegiado em conjunto com a PROGRAD.  

Nâo faremos ajustes por telefone. Se o estudante não puder comparecer ao ajuste presenical, o mesmo deve mandar procurador com procuração específica para isso e cópia da identidade e CPF.

e) Os critérios de prioridade citados no tópico "c" são: 1º - Formandos (que, uma vez matriculados, se formam em 2011.1), 2º Semestralizados, 3º Participantes da Demanda e 4º  - Demais estudantes.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Calendário modificado

No CONSEPE do último dia 09, o início de 2011.1 foi marcado para 21/02 e não para 28/02 como estava na proposta inicial. Estamos aguardando a DAA divulgar as novas datas para as etapas da matrícula WEB para divulgarmos junto ao corpo discente.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Extrato da reunião com o Reitor.

O Prof. José Carlos informou que alguns dos novos funcioários nomeados terão sua carga de trabalho disponível para o turno da noite. Os mesmos servirão na PROGRAD  e Assessoria de Informática. Trata-se de uma medida importante para que estudantes e professores dos cursos noturnos possam resolver suas pendências sem precisar chegar mais cedo (sabemos que grande parte dos estudantes do noturno trabalham durante o dia).

É bom lembrar que, a partir de 2011.1, o turno noturno receberá dois novos cursos : ´Química e Filosofia. Sejam bem-vindos os novos colegas !!!!

Estavam presentes também, além dos coordenadores de curso, os representantes discentes e o diretor do DCIS.

Todos tiveram momentos para colocar suas pendências e considerações e o Reitor respondeu a todas as questões, assegurando que outras reuniões para tratar de questões mais específicas serão realizadas...

Considero que a reunião foi bem proveitosa.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

REUNIÃO COM O REITOR - 18/11 - 17 Horas

Os Coordenadores dos cursos noturnos foram convocados para uma reunião com o Reitor da UEFS, Prof. José Carlos Barreto. A reuniao tem como objetivo discutir  demandas dos cursos noturnos. Estou elaborando uma pauta para a reunião e aceito sugestões.

Após a reunião, publicarei no blog um balanço da mesma.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Setores e atribuições ligados ao andamento de cursos de graduação na UEFS

Antes de focar no tópico em destaque no título deste post, informo à comunidade do curso de Administração que os trabalhos para adequação da proposta da nova grade curricular foram retomados. Será passado para a comissão de estudantes a grade proposta (fruto de um trabalho realizado por comissão composta por professores e alunos do curso) e a próxima reunião de colegiado (que será marcada para 23 ou 24 de novembro) terá o assunto como pauta única.

Bem, sobre os "setores e atribuições", gostaria de esclarecer como a atual estrutura da nossa Universidade está organizada em relação aos principais assuntos de interesse dos cursos de Graduação. Obviamente, há um novo estatuto em elaboração e tais aspectos devem ser mudados.

Colegiado - Responsavél por : organizar a operacionalização da matrícula, intermediar com a DAA (Divisão de Assuntos Acadêmicos) a resolução de problemas de estudantes relativos à matrícula; avaliar e encaminhar para a DAA solicitações de dispensa  e equivalência de disciplinas, avaliar processos de reintegração de discents;  avaliar e encaminhar para os respectivos docentes processos de segunda chamada, assistência domiciliar, ; gerenciar o processo de integralização das Atividades Complementares; deliberar sobre mudanças curriculares (matriz curricular)  ou outras alterações acadêmicas que melhorem o andamento do curso (disciplinas optativas, carga-horária e etc); deliberar / encaminhar sobre problemas / questões de ordem acadêmica / pedagógica ocorridos no âmbito de disciplinas do curso (neste caso, a depender das questões, o encaminhamento é feito através do Departamento); articular, junto com a DAA, documentação e providências para a colação de grau . Solicitar, nos setores devidos, informações e providências em assuntos que extrapolem o poder de deliberação do Colegiado.

Departamento - Responsável por: elaboração e articulação dos horários dos cursos; alocação de professores em disciplinas, oferta  e extinsão de disciplinas, articulação com a DAA sobre a alocação de salas de aulas para disciplinas; realização de eventos de pesquisa e extensão no âmbito do Departamento, gestão administrativa da atividade docente (frequência, por exemplo); deliberação sobre afastamento de docentes para pós-graduação, licença-prêmio e outras licenças; deliberação sobre processos de progressão na carreira e incentivo de produção científica para  docentes, articulação (ouvindo  demandas dos Colegiados e Áreas de Conhecimento) com a PROGRAD (Reitoria) para a realização de concursos e seleções docentes;  realização das seleções docentes (substitutos), realização das seleções de monitoria; divulgação de processos seletivos relativos à Pesquisa e Extensão; articulação / gestão de  cursos de pós-graduação (juntamente com a PPPG); deliberação sobre processos relativos à questões acadêmicas e administrativas envolendo docentes e discentes no âmbito do Departamento.

Administração Central da UEFS (Reitoria, Pró-Reitorias, Setor de Infra-Estrutura, etc)

Contratação de professores através de concursos públicos (articulados com Departamentos),  infra-estrutura física de salas de aula (carteiras, mesas, climatização, equipamentos audio-visual),  equipamentos de informática e laboratório, internet no campus,  segurança patrimonial, gestão do sistema acadêmico, infra-estrutura para eventos (alocação de espaços, auditórios, etc), divulgação externa  e apoio logístico a eventos, gestão política externa para assuntos de interesse da comunidade universitária (horários dos ônibus e segurança no campus,  por exemplo), alocação de salas de aulas para as disciplinas da graduação,  gestão da matrícula, gestão de processos acadêmicos (reintegração, dispensa / equivalência de disciplinas), deliberação sobre mudanças nos cursos, deliberação sobre o calendário universitário. Implementação das políticas de Extensão e Pós-Graduação, deliberação sobre assuntos acadêmicos que extrapolem o âmbito dos Departamentos e Colegiados (recursos ao CONSEPE, por exemplo), gestão dos processos docentes para progressao na carreira, aumento/redução de carga-horária, incentivo à produção científica. Implementação / manutenção de estrutura de apoio aos estudantes (apoio às representações estudantís, residência, restaurante universitário, cantinas)

É provável que eu tenha esquecido de alguma coisa. Caso alguém lembre, favor acrescentar.

Outra coisa, todo estudante é parte legítima para solicitar junto a quaisquer dos setores acima citados informações e providências. Por oporutno, informo que mesmo que a "demanda" extrapole as atribuições do Colegiado, qualquer estudante pode entrar em contato para a devida orientação.

Saudações,

Helio Ponce

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Assembléia de Administração

Olá amigos do curso de Administração. A inesperada e necessária assembléia ocorrida no último dia 26 trouxe frutos.  Com certeza, encontraremos as soluções que o curso precisa. Para começar, vamos publicar um texto da estudante Willianne Macedo. Um abraço,  Hélio Ponce


                          Do Inesperado Se Fez Uma Grande Oportunidade...
 
    
     Aconteceu um fato histórico hoje na UEFS. Estávamos assistindo a aula de Produção III com Professor Djalma, e alguns alunos pediram ao professor pra interromper a aula pra dar uma palavrinha conosco. Pensávamos que fosse mais um desses convites referentes a atividades extra curriculares, mas a movimentação estava maior do que o normal. Na verdade, por conta de um problema da turma do sexto semestre com a falta de retroprojetores na aula do Profº Ribeiro, os alunos resolveram retirar os oito retroprojetores quebrados não sei bem de onde e leva-los para a sala do Profº Aliomar no Departamento. Um ato simbólico em protesto aos problemas que vêm sendo negligenciados ao longo dos semestres. Pelo que entendi o segurança seria responsabilizado por tal ato, então os alunos do sexto semestre, primeiro pra retirar a culpa do segurança e principalmente no intuito de discutir os problemas pertinentes ao curso e as possíveis soluções, resolveram convocar uma REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA com todos os alunos de Administração presentes na Instituição, bem como o corpo Docente, inclusive o coordenador do colegiado que estava presente. E como um arrastão alunos e professores foram saindo de suas salas e se encaminhando para o Auditório em uma movimentação nunca antes vivenciada pela maioria. Ao chegarmos no auditório, percebendo a importância do evento que se iniciava, trataram de registrar com suas câmaras e celulares aquele momento que já se percebia tão relevante para o curso de Administração. Em uma grande mesa redonda composta por alunos de todos os semestres e os professores; Djalma Sousa, Antônia Carlinda, Hélio Ponce, Profº Ribeiro, Profº Jacson e a Profª Sandra, iniciaram uma discussão tão esperada, necessária e tão adiada.

Representantes de cada semestre, organizadamente, foram convidados a falar sobre os problemas enfrentados pelo curso, e em uma participação espontânea, cada um foi colocando os descontentamentos, as expectativas, a realidade que o curso de administração vem enfrentando. Foi pontuada a questão da necessidade de reformulação da grade do curso; e aí se discutiu a defasagem, questionamentos referentes a contribuição do Administrador formado na UEFS na sociedade em que está inserido e suas expectativas em relação ao mercado de trabalho, também problemas estruturais e administrativos; como a falta de professores para determinadas disciplinas, impunidade , falta de sala para que os professores ministrem suas aulas, houve manifestação de descontentamento do atendimento do Colegiado e do Departamento na resolução de problemas como se não houvesse uma definição clara do que é de responsabilidade de cada um, os alunos também comentaram abertamente sobre as dificuldades que enfrentam com disciplinas que foram dadas sem êxito no passado e que atrapalham o seu desempenho no presente, o problema da proposta da UEFS no que se refere ao tripé Ensino - Pesquisa - Extensão, enfim, cada uma das falas foi contemplando problemas importantes enfrentados pelo curso. Refletimos a nossa participação enquanto alunos em muitos dos problemas enfrentados, e o perfil do estudante de administração pouco ativo no processo de mudança e nas questões referentes à Universidade.
      Os professores também foram convidados a fazer suas colocações em relação a problemática apresentada. Hélio Ponce iniciou sua fala muito emocionado com aquele momento tão ímpar na história do curso, falou da importância da iniciativa, esclareceu alguns pontos citados pelos alunos como professor e coordenador do Colegiado, falou de alguns projetos de sua gestão que estão em andamento, e se dispôs, com a ajuda de todos, a buscar soluções que atendessem às expectativas. Professor Djalma também se pronunciou em relação a alguns problemas pontuados pelos alunos e, por último, o professor Ribeiro também participou discutindo principalmente sobre a dificuldade de aceitação da UEFS das parcerias de iniciativa privada, se dispondo inclusive, a fazer uma apresentação de esclarecimento do tema em um outro momento.
O Mais importante é que, ao meu ver, a pesar de cientes, professores e alunos, de suas parcelas de responsabilidade em face a toda essa problemática, e principalmente a pesar do desabafo dos alunos, a discussão não se ateve a encontrar ou apontar culpados, mas demonstrar inicialmente as insatisfações, como também o desejo de mudança e a importância disso para uma grande parte (professores e alunos), que desejam um curso melhor porque acreditam na carreira que escolheram e querem colher bons frutos daquilo que se propuseram a fazer. Acredito que hoje foi o início de uma grande mobilização a favor do nosso curso e da nossa Universidade, porque instigados por tal movimento, todos foram convidados no seu íntimo a refletir sobre a importância de suas contribuições para a realização de um projeto de mudança e principalmente a importância da unidade no direcionamento de esforços para esse propósito.

Williannne Matos Macedo
7º Semestre Administração - UEFS